A batata-doce é um tubérculo comum na gastronomia brasileira. É uma boa alternativa para quem busca incluir ingredientes saudáveis na alimentação, além de versáteis na cozinha. Veja mais detalhes abaixo:
Benefícios da batata-doce
Segundo a nutricionista Andrea Ferrara, a batata-doce tem uma composição rica em fibras, carboidratos, potássio e vitaminas, como a A e C. Além disso, seus efeitos na saúde aparecem de diferentes formas, como poder contribuir para a maior sensação de saciedade.
Vale acrescentar que cada tipo de batata-doce contém uma maior quantidade de nutrientes específicos. No caso da variedade laranja, o betacaroteno é mais presente, assim como os efeitos antioxidantes.
Já a roxa, por exemplo, é repleta de antocianinas, o que pode trazer ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
Vale ressaltar que os efeitos do consumo da batata-doce podem ser intensificados caso haja uma rotina saudável, com ingestão regrada de água, prática de exercícios físicos e dieta balanceada.
Contraindicações da batata-doce
O consumo não é recomendado para quem tem intolerância ao alimento ou algum tipo de sensibilidade digestiva.
Pessoas que possuem doenças renais, pedras nos rins ou problemas para controlar índices glicêmicos também devem evitar.
A especialista aponta ainda que indivíduos que fazem uso de medicamentos que afetam o potássio do corpo fazem parte do grupo que precisa ter atenção ao consumo.
Receitas com batata-doce
Suco verde com batata-doce
Garanta os benefícios da batata-doce com uma receita de suco verde nutritivo. Ele leva outros ingredientes saudáveis, como couve, e resulta em uma bebida cheia de frescor. Veja a receita completa aqui.

Suco verde Foto: Adobe Stock
Creme de batata-doce com mel
Caso queira trazer a doçura da batata-doce para a alimentação, pode fazer um creme natural com mel e licuri. A receita é fácil e prática, resultando em uma sobremesa diferente. Veja a receita completa aqui.

Creme de batata com mel e licuri Foto: Neide Rigo/Estadão