Anvisa pede mais dados para aprovar vacina do …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalAnvisa pede mais dados para aprovar vacina do …

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações complementares sobre a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Em nota, a agência informou que concluiu, de forma antecipada, a análise dos dados de qualidade, segurança e eficácia.

“A equipe técnica da agência solicitou informações e dados complementares necessários para o seguimento da análise. Os questionamentos enviados contemplam dúvidas relacionadas aos três pacotes de dados apresentados pelo Instituto Butantan”, destacou a Anvisa.

Ainda de acordo com o comunicado, por se tratar de um processo de submissão contínua, não há prazo definido para que o Butantan apresente as respostas solicitadas: “Neste momento, a Anvisa aguarda o protocolo do pedido de registro da vacina”.

Submissão contínua

A Anvisa recebeu, até o momento, três pacotes de dados referentes à vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, distribuídos da seguinte forma:

– do primeiro pacote, constam documentos administrativos e informações gerais sobre os estudos não clínicos e clínicos;

– no segundo pacote, foram apresentadas informações sobre bula e rotulagem, visão geral clínica, relatório da análise de benefício-risco e relatórios de estudos clínicos controlados;

– o terceiro pacote contempla a atualização de documentos entregues nos pacotes anteriores, além de resumos de qualidade e de dados não clínicos e clínicos em formato adequado.

O procedimento de submissão contínua – criado pela agência em meio à pandemia de Covid-19 – permite que o Instituto Butantan apresente dados e documentos em etapas, à medida que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento for realizado.

Vacinação em massa

Em janeiro, o centro bioindustrial do Instituto Butantan anunciou o início da produção da vacina contra a dengue.

Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a doença neste ano. A dificuldade é fazer com que a fabricação ganhe escala de produção para chegar a uma centena de milhões de doses.

“O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou, à época, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan é fornecer 1 milhão de doses neste ano e totalizar 100 milhões em 2027. A entrega, entretanto, só poderá ocorrer após a liberação da Anvisa.

Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
6 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Mortes por dengue em Bangladesh superam 100 e …

DACA (Reuters) - Bangladesh está enfrentando um aumento nos casos e mortes por dengue, com especialistas em saúde alertando que...

Impacto da Reforma Tributária nas Empresas

Nova sistemática de tributação sobre o consumo exigirá das empresas adaptação tecnológica, reorganização estratégica e revisão fiscal detalhadaA Reforma Tributária, que inaugura um novo...

MIS abre curso sobre música e psicologia na obra …

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, anunciou a abertura de um curso que propõe uma análise aprofundada da obra...

Rio de Janeiro bate recorde de turistas …

O Rio de Janeiro bateu recorde de entradas de turistas estrangeiros nos primeiros 10 meses deste ano. Com mais de 1,7 milhão de turistas...