Anvisa pede mais dados para aprovar vacina do …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalAnvisa pede mais dados para aprovar vacina do …

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações complementares sobre a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Em nota, a agência informou que concluiu, de forma antecipada, a análise dos dados de qualidade, segurança e eficácia.

“A equipe técnica da agência solicitou informações e dados complementares necessários para o seguimento da análise. Os questionamentos enviados contemplam dúvidas relacionadas aos três pacotes de dados apresentados pelo Instituto Butantan”, destacou a Anvisa.

Ainda de acordo com o comunicado, por se tratar de um processo de submissão contínua, não há prazo definido para que o Butantan apresente as respostas solicitadas: “Neste momento, a Anvisa aguarda o protocolo do pedido de registro da vacina”.

Submissão contínua

A Anvisa recebeu, até o momento, três pacotes de dados referentes à vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, distribuídos da seguinte forma:

– do primeiro pacote, constam documentos administrativos e informações gerais sobre os estudos não clínicos e clínicos;

– no segundo pacote, foram apresentadas informações sobre bula e rotulagem, visão geral clínica, relatório da análise de benefício-risco e relatórios de estudos clínicos controlados;

– o terceiro pacote contempla a atualização de documentos entregues nos pacotes anteriores, além de resumos de qualidade e de dados não clínicos e clínicos em formato adequado.

O procedimento de submissão contínua – criado pela agência em meio à pandemia de Covid-19 – permite que o Instituto Butantan apresente dados e documentos em etapas, à medida que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento for realizado.

Vacinação em massa

Em janeiro, o centro bioindustrial do Instituto Butantan anunciou o início da produção da vacina contra a dengue.

Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a doença neste ano. A dificuldade é fazer com que a fabricação ganhe escala de produção para chegar a uma centena de milhões de doses.

“O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou, à época, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan é fornecer 1 milhão de doses neste ano e totalizar 100 milhões em 2027. A entrega, entretanto, só poderá ocorrer após a liberação da Anvisa.

Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

EUA planejam usar IA na aprovação de medicamentos

A Food and Drug Administration (FDA), equivalente norte-americano da Anvisa, planeja usar inteligência artificial (IA) para “aumentar radicalmente a eficiência” no processo de liberação...

Frio aumenta risco de lesões em atividades físicas; saiba como prevenir

Praticar atividade física pode ser ainda mais desafiador durante o clima frio. Isso porque, com as temperaturas baixas, o corpo exige mais...

Reputação: O Novo Capital no Mundo Digital

Por que sua imagem online é o ativo mais valioso em um mercado onde confiança é a nova moeda?Você confiaria seu futuro a um...

Suco de beterraba: por que você deveria começar a tomar hoje mesmo?

Veja também: almôndega de beterrabaAlmôndegas de beterraba são uma opção vegetariana nutritiva, com preparo fácil e rápido, que rende 4 porções.Receita completa Veja mais...

Qual o melhor palmito pupunha em conserva do mercado?

Palmito em conserva pode ser uma mão na roda quando se tem pressa na cozinha. Direto do pote, sem precisar de cozimento, no máximo...