Adidas pede desculpas por calçado que se …

ModaAdidas pede desculpas por calçado que se …

LONDRES (Reuters) – A Adidas se desculpou formalmente após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticar a marca de roupas esportivas por causa de um modelo de calçado que reproduz as tradicionais sandálias huarache indígenas sem atribuir o design ou dar crédito aos artesãos.

O passo em falso ocorre pouco depois de a Prada provocar reação generalizada na Índia quando seu desfile de moda em Milão apresentou uma sandália reproduzindo chinelos Kolhapuri, destacando o aumento do escrutínio que as marcas multinacionais enfrentam sobre a origem de seus designs.

‘O ‘Oaxaca slip-on’ foi inspirado em um design de Oaxaca, enraizado na tradição da Villa Hidalgo Yalálag’, disse a Adidas em um comunicado.

‘Oferecemos um pedido público de desculpas e reafirmamos nosso compromisso de colaborar com Yalálag em um diálogo respeitoso que honre seu legado cultural.’

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse na sexta-feira que seu governo estava estudando formas legais de apoiar as comunidades indígenas cujos designs são adotados por grandes empresas. Autoridades de Oaxaca criticaram o tênis da Adidas.

Lançado há cinco dias pelo designer mexicano-americano Willy Chavarria com a Adidas, o slip-on Oaxaca apresenta uma sola de tênis preta coberta com a trama de couro típica das sandálias huarache do México.

Chavarria disse no sábado que estava ‘profundamente arrependido que o calçado tenha sido apropriado nesse design e não tenha sido desenvolvido em parceria direta e significativa com a comunidade de Oaxaca’.

(Reportagem de Helen Reid)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 - 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

OX apresenta linha Mari Maria Hair OX Glow Duo em edição especial

Linha OX Science Mari Maria Hair repara três anos de danos nos cabelos no primeiro uso e OX Glow Duo traz...

Dieta fácil para ganhar massa muscular depois dos 50 anos -Sport Life

Quem nunca pensou que a partir dos 50 anos já é tarde demais para manter uma vida física ativa e “virar” a...

Medicina continua sendo o curso mais concorrido …

Medicina é o curso mais disputado da Fuvest 2026, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), com 90,7 candidatos por...

Pilates pode atrapalhar o emagrecimento? Fisioterapeuta explica

O pilates, inventado por Joseph Pilates na década de 1920, tem a proposta de “conexão” entre o corpo e a mente. Nesse...

Agenda Paladar: coquetéis, sopas e rolês gastronômicos para curtir a semana em SP

Mesmo na modalidade do clima de outono entre trópicos, o ventinho já está ficando gelado o suficiente para abrir o paladar para opções mais...