por que ele é conhecido como a “gordura do bem”

Lifestylepor que ele é conhecido como a "gordura do bem"

Versátil e refinado ao mesmo tempo, o azeite é uma espécie de óleo retirado das azeitonas, que se tornou muito popular no Brasil. Talvez, um dos motivos que o fazem tão querido é que ele pode ser utilizado de várias formas. Ele consegue temperar as saladas, dar um gostinho especial em carnes ou até mesmo complementar aquela pizza no fim de semana.

No entanto, apesar do azeite ser saudável e conhecido como uma gordura do bem, não podemos esquecer que ele é, justamente, uma fonte de gordura. Portanto, é calórico. E se você quer emagrecer, por exemplo, abusar dele não é uma boa alternativa. Por isso, é indicado ter parcimônia.

Porém, quando usado de maneira correta e sem exageros, o azeite pode fortalecer a saúde e oferecer inúmeras vantagens para o bem-estar. Por isso, a nutricionista Vitória Falcão, parceira da Baskets, listou os 5 principais benefícios do azeite. Confira:

1 – Diminui os riscos de diabetes: de acordo com Vitória, a gordura do azeite ajuda a regular os níveis de glicemia e insulina no corpo. A profissional cita que um estudo científico publicado no jornal acadêmico Diabete Care, indicou que 51% das pessoas – portadoras de doenças cardiovasculares – que apostaram em uma alimentação rica em azeite apresentaram menos chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já as pessoas que não utilizaram o óleo na dieta, não apresentaram nenhuma diferença.

2 – Reduz a inflamação: a nutricionista conta que algumas substâncias presentes na composição do azeite podem reduzir significativamente as inflamações do organismo. A inclusão do ingrediente na dieta também pode combater a presença de radicais livres.

3 – Faz bem para o coração: pois é, gordura boa pode auxiliar a saúde do coração. Tudo por conta dos ácidos graxos, que contribuem para a redução do colesterol ruim e aumentam a concentração do colesterol bom no organismo. Fatores que podem, inclusive, prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4 – Ajuda o bom funcionamento cerebral: segundo Vitória, existem algumas pesquisas em andamento que indicam uma possível melhora de funções cognitivas atreladas ao uso de azeite. Porém, o composto hidroxitirosol, presente na composição do ingrediente, também pode retardar o envelhecimento do cérebro, além de preservar a saúde dos neurônios.

5 – Regula o sistema digestivo: uma boa notícia para quem sofre com prisão de ventre. Por ser uma gordura saudável, o azeite apresenta uma função de laxante natural suave, que pode auxiliar as pessoas a regularem o intestino. Porém, para ser utilizado com essa finalidade, é preciso acompanhamento de um profissional da nutrição.

Fonte: sportlife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Suco de cenoura com gengibre; veja como fazer e benefícios para a saúde

Gostou do conteúdo?Arraste a tela para cima para conferir mais receitas e histórias como essa.Veja mais Web StoriesVisite o site Source link

Vacina do Butantan contra a dengue chegará ao …

O governo federal anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única...

Ricardo Campos aposta em clubes de benefícios e revoluciona o mercado de afinidades no Brasil

Com mais de 30 anos no setor securitário, executivo consolida ecossistema inovador que une tecnologia, personalização e assistência 24h para sindicatos, entidades e empresasEm...

Inspire-se com dicas de looks para a virada do ano

Se você está em busca de inspirações para arrasar na virada de ano, nós temos as melhores dicas de looks para deixar seu...