como destravar o corpo e evoluir no treino (sem dores)

Lifestylecomo destravar o corpo e evoluir no treino (sem dores)

Ter mobilidade é fundamental para evoluir na prática esportiva, seja ela qual for. Um jogador de futebol, por exemplo, precisa ter o alongamento da cadeia posterior das pernas em dia, para conseguir correr e trocar de direção em alta velocidade com segurança. Já um jogador de vôlei, precisa ter atenção com os ombros, já que o movimento de saque e ataque exige muito dessa articulação.

Mas, mesmo que você não seja nenhum atleta de alto nível, ou mesmo que não pratique nenhuma dessas atividades, é fundamental realizar um bom trabalho de mobilidade. Quem faz musculação, calistenia, anda de bicicleta ou dá uma corridinha de vez em quando, precisa ter o alongamento em dia, para evitar dores, lesões e conseguir evoluir cada vez mais no esporte.

A primeira etapa para conquistar uma boa mobilidade é não se esquecer de realizar um bom aquecimento antes do treino e de praticar exercícios de alongamento durante a semana. “O aquecimento só deve ser realizado, exclusivamente, antes de qualquer treino. Já o alongamento pode ser feito antes ou após o treino, isso varia conforme o resultado pretendido”, esclarece o educador físico da Bodytech Goiânia, Thiago Albernaz.

Como se preparar para a atividade

“Se é para ganho ou perda de peso, recreativo ou profissional, o aquecimento é sempre necessário. Para treinos de força, a pessoa pode aquecer fazendo um leve alongamento seguido por algumas repetições no aparelho que irá realizar o primeiro exercício, utilizando metade da carga de treino. Para treinos aeróbios, o aquecimento pode consistir em alongamento dinâmico seguido de alguns minutos de exercícios em baixa intensidade para elevar a frequência cardíaca”, recomenda o especialista

Liberação miofascial e a melhora da mobilidade

“Outra boa estratégia é realizar liberação miofascial – técnica preventiva de lesões e alívio de dores que, ao aplicar pressão em alguns pontos do corpo, libera o tecido fibroso que recobre os músculos, conhecido como fáscia – o que  permite melhor ajuste muscular para a realização do treino”, completa o professor.

De acordo com o treinador, essas práticas, ao longo do tempo, vão contribuir para a melhora da mobilidade e da qualidade do treino. Permitindo que você consigna evoluir de maneira mais consistente, rápida e segura. “O que pode haver é uma mudança no perfil do aquecimento de acordo com o objetivo do treino e/ou as necessidades individuais”, finaliza Thiago.

Fonte: sportlife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 - 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Ricardo Cattani participa de encontro do LIDE Panamá

Evento promovido por Grupo de Líderes fomenta conexões e negócios internacionaisSão Paulo sediou, na última terça-feira (16), mais uma edição do LIDE Panamá, encontro que...

MARCO ZERO – Uma visão técnica para o início da Reforma Tributária em 2026 como ano teste

Luciano Menezes analisa o impacto da Reforma Tributária e alerta: 2026 é o ano de teste que definirá quem se prepara e quem vai pagar a conta.

Segurança aérea para animais de estimação

Segundo dados da ANAC, mais de 80 mil animais de estimação são transportados anualmente em voos domésticos. Durante as férias de verão, esse número cresce significativamente, acompanhando o aumento de passageiros.

Bonito passará a cobrar taxa ambiental de …

A Prefeitura Municipal de Bonito, no Mato Grosso do Sul, passará a cobrar, a partir do dia 20 de dezembro, a Taxa de...

Campos do Jordão aprova taxa ambiental para …

A Câmara Municipal de Campos de Jordão, no interior de São Paulo, aprovou o projeto que regulamenta a Taxa de Preservação Ambiental (TPAM). Os...