SP e RJ têm saldo migratório negativo pela …

SP e RJ têm saldo migratório negativo pela …

Pela primeira vez desde o início da série histórica, em 1991, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro registraram fluxo migratório negativo, ou seja, mais pessoas saindo do que chegando. É o que indicam dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período de 2017 a 2022, São Paulo recebeu 736,4 mil migrantes, a maioria vindo da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Paraná. No mesmo período, 826 mil pessoas deixaram o estado para viver em outros locais, sendo Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina os principais destinos. Com isso, o saldo migratório foi negativo em 89,6 mil pessoas.

Já o Rio de Janeiro teve um fluxo negativo de 165,4 mil pessoas, pois 167,2 mil migraram para o estado e 332,6 mil emigraram. A maior parte das pessoas que saíram do território fluminense foram para Minas Gerais e São Paulo. No sentido contrário, nenhuma tendência foi observada.

“Se as pessoas estão retornando ou se elas estão em busca de melhores oportunidades, é uma questão que pode ser trabalhada, estudada”, afirma o pesquisador do IBGE Marcelo Dantas.

Outras 16 unidades da federação tiveram saldo migratório negativo, com destaque para o Maranhão (menos 129,2 mil pessoas), Distrito Federal (menos 99,6 mil), Pará (menos 94,1 mil) e Rio Grande do Sul (menos 77,8 mil).

Por outro lado, nove estados tiveram saldo migratório positivo, isto é, com mais pessoas chegando do que saindo.

Santa Catarina liderou o ranking, com saldo positivo de 354,3 mil pessoas. O estado recebeu 503,6 mil migrantes de 2017 a 2022.

Os outros oito estados com fluxo positivo no período foram Goiás (186,8 mil), Minas Gerais (106,5 mil), Mato Grosso (103,9 mil), Paraná (85 mil), Paraíba (30,9 mil), Espírito Santo (27,9 mil), Mato Grosso do Sul (17,7 mil) e Tocantins (6 mil).

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Receita fácil de bolinho de arroz com queijo na Airfryer

Veja também: Bolinho de bacalhauSe você gostou desse snack, outra opção que pode ser adicionada ao seu cardápio para agraciar o paladar é o...

Cabelos grisalhos são destaque no tapete vermelho do Emmy 2024

As famosas exibiram os fios prateados na premiação, que acontece neste domingo (15) Os fios prateados roubaram a cena no tapete vermelho do Emmy Awards...

Anvisa pede mais dados para aprovar vacina do …

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações complementares sobre a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Em nota, a agência...

Como a Neuroarquitetura ajuda os desafios da Vida de Crianças Autistas

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Pode parecer complicado, mas não é nada além da união entre arquitetura e neurociência para criar espaços que fazem sentido de verdade para as pessoas. E quando o assunto é criança autista, essa combinação não só faz sentido, ela muda vidas! Imagine ambientes pensados para acalmar, trazer conforto e ainda promover inclusão. Bacana, né? Vamos investigar um pouquinho como isso funciona na prática.

Amazon assume controle criativo da franquia “007”

A Amazon MGM Studios assumirá o controle criativo da franquia “007” após um acordo anunciado nesta quinta-feira (20) com os produtores Michael G. Wilson...