Peplum: o segredo fashion da cintura que você nem sabia que existia

ModaPeplum: o segredo fashion da cintura que você nem sabia que existia

A não ser que tenha alguma proximidade com o mundo da moda, muita gente não faz ideia do que seja um peplum. Pois bem, é aquele detalhe de tecido que brota na cintura como um segredo de alfaiataria, capaz de transformar toda a silhueta. Não é só um babado ou um volume extra: é uma estrutura pensada para valorizar o quadril, afinar a cintura e criar curvas, embora a maioria das pessoas nem perceba — mesmo cruzando com ele todos os dias por ele em vitrines de luxo e tapetes vermelhos.

É como um truque de ilusão fashion: discreto para quem não olha de perto, mágico para quem entende de estilo. Ora contido, ora exuberante, o peplum se abre na cintura e mergulha no quadril, dando movimento ao vestido ou à blusa. Funciona quase como uma “aba” estruturada, que lembra uma mini saia ou ondulação e remete ao imaginário das sereias. “A força da silhueta ampulheta voltou a ganhar destaque no começo dos anos 2000 e, em 2025, ressurge com mais movimento, volume e até um toque de diversão”, explica a stylist Vivi Ruiz.

Quem começou essa nova onda do peplum foi Emma Stone. Em 2024, a atriz brilhou no Oscar em um vestido verde menta da Louis Vuitton, de peplum volumoso, que acentuava a cintura e vaorizava o quadril. No mesmo ano, Zendaya arrebatou os fashionistas no MET Gala com um modelo preto vintage de 1996 da Givenchy, desenhado por John Galliano, composto de um corpete rendado, mangas bufantes ombro a ombro, saia volumosa e peplum estruturado.

Já em 2025, Emma voltou a apostar na tendência no Festival de Veneza, desta vez em versão “bubble hem”, também da Louis Vuitton – moderna e sofisticada. No Oscar, Ariana Grande roubou a cena em um Schiaparelli cor-de-rosa, no melhor estilo Glinda de “Wicked” e no MTV Video Music Awards, com um modelo de bolinhas da Fendi. Cynthia Erivo, sua parceira de cena, foi eleita uma das mais bem-vestidas do Globo de Ouro com um Louis Vuitton de peplum imponente.

Entre os destaques da temporada ainda estiveram Fernanda Torres com seu pretinho nada básico de alta-costura da Chanel no tapete vermelho do Oscar; Sabrina Carpenter, em um longo sexy de plumas assinado por JW Anderson no Grammy; e Krys Marshall, a bordo de um modelo diferentão de Sebastian Gunawan, no Emmy – todas rodopiando em versões ousadas do detalhe.

No Brasil, Juliana Paes atraiu holofotes em um modelo prateado de Patrícia Bonaldi e a apresentadora Pryscilla Paiva apareceu poderosa em um conjunto branco escultural da Aluase — quase como uma armadura fashion. O detalhe remonta à Grécia Antiga, do “peplos”, túnicas usadas pelas mulheres helênicas, e que foi revisitado por Christian Dior nos anos 1940, no icônico New Look, tornando-se símbolo de cintura marcada.

Sereias modernas

Agora, maisons como McQueen, Balmain e Schiaparelli exploram os peplums em volumes arquitetônicos, tecidos tecnológicos e cortes de precisão. Nas passarelas de 2025, Erdem, Bally e Ashlyn apresentaram tops e vestidos com o detalhe que transitam entre o glamour do tapete vermelho e a estética urbana contemporânea.

Continua após a publicidade

Nas redes, fashionistas replicam o efeito sereístico, transformando o peplum em desejo coletivo. O impacto é imediato: ao projetar o quadril, a peça cria a ilusão de cintura mais fina e realça as curvas naturais do corpo. Pode surgir no dia a dia em blusas de alfaiataria com saias lápis ou calças sequinhas; e, à noite, ganhar força em vestidos esculturais. “Em tecidos estruturados, o peplum traduz força; em fluidos, revela feminilidade e leveza. O segredo é o equilíbrio”, pontua Vivi.

De qualquer forma, o peplum é símbolo da eterna busca da moda por traduzir, em tecido e movimento, a delicadeza e a potência da mulher contemporânea em forma e silhuetas. Algo, que sem dúvida, traz mais poesia ao vestir feminino.

Veja os looks:

Emma Stone: start à temporada do peplum com look Louis Vuitton no Oscar
Emma Stone: start à temporada do peplum com look Louis Vuitton no Oscar (Rodin Eckenroth/Getty Images)

 

Em Veneza, Emma voltou a apostar na tendência
Em Veneza, Emma voltou a apostar na tendência com outro modelo da Louis Vuitton (Gisela Schober/Getty Images)
Continua após a publicidade

 

Ariana Grande é outra adepta do peplum. No Oscar, a bordo de um Schiaparelli cor-de-rosa...
Ariana Grande é outra adepta do peplum. No Oscar, a bordo de um Schiaparelli cor-de-rosa… (Chelsea Guglielmino/FilmMagic/Getty Images)

 

E no Vídeo Music Awards, da MTV, com um vestido Fendi de bolinhas.
E no Vídeo Music Awards, da MTV, com um vestido Fendi de bolinhas (Dia Dipasupil/FilmMagic/Getty Images)

 

Cynthia Erivo trouxe um peplum dramático da Louis Vuitton ao tapete vermelho do Globo de Ouro
Cynthia Erivo trouxe um peplum dramático da Louis Vuitton para o tapete vermelho do Globo de Ouro (Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images)

 

Drama também não faltou ao modelo preto vintage da Givenchy que Zendaya usou no MET Gala, com saia columosa e peplum
Drama também não faltou ao modelo preto vintage da Givenchy que Zendaya usou no MET Gala, com saia volumosa e peplum (Marleen Moise/Getty Images)

 

Sabrina Carpenter optpu pela leveza do peplum de plumas no Grammy, com vestido assinado por JW Anderson
Sabrina Carpenter optpu pela leveza do peplum de plumas no Grammy, com vestido assinado por JW Anderson (Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic/Getty Images)
Continua após a publicidade

 

Fernanda Torres também exibiu um peplum de plumas em seu aguardado Chanel no Oscar, com direito até a rodadinha...
Fernanda Torres também exibiu um peplum de plumas em seu aguardado Chanel no Oscar, com direito até a rodadinha… (Christina House / Los Angeles Times/Getty Images)

 

Entre as brasileiras, Pryscilla Paiva escolheu um branco poderoso com peplum estruturado da Aluase
Entre as brasileiras, Pryscilla Paiva escolheu um branco poderoso com peplum estruturado da Aluase (Divulgação/Divulgação)

 

E Juliana Paes brilhou com um modelo de Patrícia Bonaldi, em silhueta ampulheta
E Juliana Paes brilhou com um modelo de Patrícia Bonaldi, em silhueta ampulheta (Instagram/Reprodução)

 

O peplum mais diferentão, mas ainda sim com cara de sereia moderna foi de Krys Marshall, com modelo de Sebastian Gunawan no Emmy
O peplum mais diferentão, mas ainda sim com cara de sereia moderna foi de Krys Marshall, com modelo de Sebastian Gunawan no Emmy (Emma McIntyre/Getty Images)

 

 

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
8 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

10 treinos para dezembro – Dia 8: exercícios de pilates na parede em casaSport Life

O pilates tem sido um tipo de exercício cada vez mais procurado por pessoas de diferentes idades, com uma forte tendência de...

O Poder Oculto do SEO: Como as Pesquisas Online Moldam a Sua Reputação

Controle, Manipulação e Estratégia: Como o SEO Decide o Que as Pessoas Encontram Sobre VocêNo mundo digital, a reputação é moldada por aquilo que...

Defesa Civil de SP utiliza drone de grande porte …

A Defesa Civil do Estado de São Paulo testou, pela primeira vez, um drone de grande porte para a pulverização de larvicidas no combate...

Matt Damon tem conversa com JLo no afterparty “Unstoppable”

Jennifer Lopez e Matt Damon chamaram a atenção na afterparty do filme "Unstoppable" no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Uma fonte revelou à People, que...