Ministério do Turismo muda regras para check-in …

ViagemMinistério do Turismo muda regras para check-in …

O Ministério do Turismo (MTur) alterou as regras de entrada e saída (check-in e check-out) nos hotéis brasileiros, considerando o tempo necessário para arrumação, higiene e limpeza da unidade.

De acordo com a portaria, o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horas.

Os hotéis podem definir seus próprios horários de check-in e check-out, mas as informações devem ser comunicadas de forma clara e prévia pelas agências de turismo e plataformas digitais intermediárias de reservas.

A nova regra permite que o hotel cobre tarifas extras para check-in antecipado ou check-out tardio nas acomodações, desde que o hóspede seja informado com antecedência e não prejudique o cumprimento das normas de limpeza.

A norma fixa em até três horas o tempo que deve ser dedicado à arrumação e limpeza dos quartos de hospedagem. Os hotéis não podem cobrar a mais por esses serviços, que devem estar incluídos no preço da diária.

Os procedimentos incluem a higienização completa da unidade de alojamento, a troca de roupa de cama e das toalhas.

A frequência da limpeza e da arrumação deve ser compatível com o tipo de estabelecimento, como hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis ou flats.

O hóspede deve ser comunicado sobre o tempo estimado para a limpeza do quarto e a frequência.

Se preferir, o hóspede pode dispensar os serviços de arrumação e limpeza, mediante manifestação expressa, e sua vontade deve ser respeitada. Porém, o hotel deve garantir que essa escolha não comprometa as condições sanitárias e a segurança dos demais hóspedes no local.

Em nota, o Ministério do Turismo explicou que a proposta “busca oferecer maior previsibilidade e transparência nas relações de consumo, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor”.

Registro de hóspedes

O MTur também criou a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital para todo o segmento de hotelaria do país.

A ficha online deve ser preenchida por todos os hóspedes, contendo informações básicas de identificação que já eram solicitadas no modelo em papel.

A modernização promete desburocratizar o processo de pré-check-in, check-in e check-out. O objetivo é promover a economia de tempo para os hóspedes, diminuir gastos e aumentar a segurança para os meios de hospedagem.

A plataforma online autoriza, entre outros procedimentos, o pré-check-in por QR Code ou link.

De acordo com o ministério, o sistema também facilita o envio eletrônico das informações exigidas pela legislação brasileira. Os dados geram estatísticas oficiais em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.

O documento digital está disponível para os estabelecimentos do ramo hoteleiro na Plataforma FNRH Digital e deve ser autenticado via conta Gov.br.

As novas regras entram em vigor em 15 de dezembro.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
7 - 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Maestro João Carlos Martins fará seu último concerto no Fórum Negócios Brasil, em São Paulo

O maestro João Carlos Martins, um dos nomes mais emblemáticos da música clássica mundial, fará sua última apresentação empresarial no palco do Fórum Negócios...

Tecnologia, comércio e finanças dominam agenda do BRICS 2025 e sinalizam nova ordem econômica

Cúpula em Brasília reforça integração do bloco em áreas estratégicas e aponta inovação, cooperação comercial e independência financeira como pilares para o futuro.Os eixos...

Valentino: grife italiana financiará restauração …

Na última segunda-feira (27) o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, anunciou que a grife italiana Valentino está financiando a restauração de um antigo mosaico...

O futuro é inclusivo, e ele já começou

A inclusão e o engajamento social deixaram de ser bandeiras opcionais para se tornarem exigências crescentes, ainda não universais, porém cada...

Salvaguarda Corporativa: toda empresa merece essa atenção

A dinâmica do ambiente empresarial, marcada pela complexidade normativa e pela volatilidade das relações econômicas.Esta dinâmica exige que as organizações adotem mecanismos preventivos para...