Botecos japoneses unem clima descontraído, tradição e bons petiscos

GastronomiaBotecos japoneses unem clima descontraído, tradição e bons petiscos

Imagine um bar animado, com balcão apertado, onde os pratos quentes saem rapidamente da cozinha e os copos de saquê estão sempre cheios.

Esse é o ambiente comum do izakaya, um tipo de boteco japonês que une comida simples e gostosa à conversa animada e ao aroma da grelha.

Quando surgiu?

De acordo com a matéria da Beatriz Yamamoto, a origem do izakaya remonta ao século XVII, no Japão.

Na época, uma loja de saquês em Edo começou a permitir que os clientes consumissem a bebida no local, ao invés de levá-la para casa.

Para acompanhar o saquê, pequenas porções de comida, como tofu frito, eram oferecidas, criando assim um novo conceito de bar, que logo conquistou seu espaço e tradição.

IZAKAYA OTOSHI  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

No Brasil, o izakaya mantém seu formato original: atendimento feito no balcão, geralmente por um casal que administra o local, recebe os clientes, serve as bebidas e prepara os pratos, às vezes com apoio na cozinha quente.

A comida é descomplicada, porém feita com capricho, e não inclui sushi, mas sim grelhados, sashimis, ensopados e outros pratos pensados para harmonizar com saquês, cervejas e destilados típicos.

O ambiente é barulhento, com fumaça da chapa no ar, e não é ideal para quem busca silêncio e tranquilidade.

Receitas típicas de izakaya para fazer em casa

As preparações servidas nos izakayas são essencialmente petiscos e pratos quentes, feitos para acompanhar bebidas e estimular a conversa. São receitas simples, mas muito saborosas e ideais para compartilhar entre amigos.

Confira, abaixo, duas receitas tradicionais do Otoshi Izakaya, comandado pelo chef Toshi Akuta.

Onigiri tradicional

Fácil e rápido, o onigiri pode ter recheios variados ou ser apenas temperado com sal, perfeito para qualquer momento do dia. Veja a receita completa aqui.

Onigiri do Otoshi Izakaya Foto: Otoshi Izakaya/ Divulgação

Gyoza de porco

Este clássico japonês é um pastelzinho recheado com carne de porco, acelga, cebolinha e gengibre, que fica grelhado de um lado e cozido no vapor do outro, garantindo crocância e maciez.

No Otoshi Izakaya, o gyoza é servido com um molho à base de shoyu, vinagre e óleo de pimenta japonesa (rayu). Veja a receita completa aqui.

Gyoza de porco do Otoshi Izakaya Foto: Otoshi Izakaya/ Divulgação



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 - 1 = ?
Reload

Dieser CAPTCHA hilft sicherzustellen, dass Sie ein Mensch sind. Bitte geben Sie die geforderten Zeichen ein.

Novidades

Restaurante em Pinheiros tem fila de espera de um mês

Por cinco anos, o chef Lucas Dante e a sommelière Gabrielli Fleming lutaram para manter seu restaurante Cepa no Tatuapé. Mas, apesar de prêmios...

Nasce o DEALMAKERS DAY — O Dia dos Fechadores de Negócios

No dia 8 de agosto de 1988, no lendário Golden Room do Copacabana Palace, Ricardo Bellino dava início à primeira final brasileira do concurso...

STF Restaura a Confiança na “Pejotização” para Empresas

No último dia 14/4, o STF  determinou a suspensão de todos os processos judiciais no Brasil que discutem a legalidade da contratação de pessoas...

Prefeitura de SP lança concurso para qualificar …

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), lançou nesta segunda-feira (25) o...

Lei Seca e Multas de Trânsito: O Cenário Crítico no Brasil e DF e Como Especialistas Podem Salvar Sua CNH

Os homens representam 90% das infrações, com idade média de 39 anos, mas têm 42% menos probabilidade de recusar o bafômetro que as mulheres. São Paulo lidera com 696.378 recusas, seguido pelo Distrito Federal com 163.894 casos.