Veja a previsão do tempo para o mês de abril

Veja a previsão do tempo para o mês de abril

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte do Nordeste terão um mês de abril com temperaturas acima da média, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessas áreas, as chuvas também serão mais escassas, mantendo a tendência do que ocorreu durante o verão, encerrado no último dia 20 de março.

Segundo o balanço da estação, apesar da influência do fenômeno La Niña, esse foi o sexto verão mais quente do país desde 1961. As chuvas ultrapassaram a média histórica na faixa norte, mas no Centro-Oeste, Sudeste e em parte da Região Sul as precipitações foram predominantemente abaixo da média.

As previsões para abril indicam também que o Centro-Sul e áreas pontuais no Nordeste devem atravessar o mês com temperaturas acima de 24°C. Já outras localidades no Nordeste e toda a região Norte deverão registrar temperaturas dentro da média histórica para o período, com termômetros marcando entre 26º e 28º.

Para o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste haverá chuvas mal distribuídas, com tendência de volumes mais concentradas no leste do Sudeste. Na Região Sul, a seca deverá ser percebida principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Em outras áreas, as chuvas acima da média podem ajudar na recuperação do solo.

Outono

Para a temporada de outono, a meteorologista do Inmet Danielle Ferreira destaca que as chuvas ainda persistirão somente na faixa norte do país, mas o mesmo não será observado na parte central do mapa.

“A tendência é de redução das chuvas à medida que a gente vai para meados e fim do outono, que é o estabelecimento do período seco. Na Região Sul teremos um pouco de irregularidade em abril, mas poderemos ter o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, principalmente a partir de maio”, acrescentou.

Em termos de temperatura, a previsão é de termômetros acima da média no Centro-Sul, com algumas entradas de massa de ar frio a partir de abril. “Isso pode provocar temperaturas mais amenas, principalmente em regiões mais elevadas e até mesmo ocorrência de geadas, em especial nas áreas mais elevadas da Região Sul. Por enquanto, a gente não tem previsão de geada para a Região Sudeste, mas à medida que o outono vai se estabelecendo, é possível que ocorra também”, concluiu a especialista.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

“ID Talks for CEOs” estreia com conteúdo estratégico voltado à alta liderança empresarial

Nova série do Identidades de Sucesso traz especialistas do mercado para discutir temas cruciais à tomada de decisão nas empresas. Estreia acontece em 13 de maio, com foco na experiência do cliente

Saiba como fica o tempo no outono

O outono começou às 6h01 desta quinta-feira (20) e se estenderá até as 23h42 do dia 20 de junho. Como uma estação de transição...

Guia Michelin: saiba tudo sobre a premiação que acontece hoje em São Paulo

Se há algumas semanas, o Guia Michelin condecorou Orlando com seu primeiro restaurante duas estrelas, agora é hora do Brasil surpreender. Nesta segunda-feira, 12,...

Novo regulamento exige ambiente de trabalho saudável

Todas as empresas precisarão revisar e atualizar suas políticas de SST para atender às novas normas.

Modismo com raças de cachorro gera abandono de animais e inconveniências às famílias – Jornal da USP

Daniele dos Santos Martins pede para que tutores pesquisem, se planejem e não adotem por impulso, a fim de evitar o sofrimento aos cães,...