O turismo na Itália cresceu 7,1% em 2025, quando o país registrou mais de 185 milhões de chegadas. As informações são da agência de notícias Ansa, com dados divulgados pelo Ministério do Interior.
Os estabelecimentos hoteleiros observaram um aumento de 3% nas chegadas, que somaram 104,6 milhões. Os demais setores também tiveram alta, alcançando o número de 80,6 milhões, 13% a mais do que em 2024.
O levantamento atribui o resultado positivo ao incremento de turistas italianos (5,1%) e estrangeiros (8,7%).
“A Itália continua a subir no ranking dos países mais visitados do mundo, tornando-se a segunda nação europeia em termos de presença turística e [também] ultrapassamos a França pela primeira vez na história, nos aproximando dos níveis da Espanha”, afirmou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em mensagem em vídeo divulgada no Fórum Internacional de Turismo em Milão.
Outro motivo apontado por Meloni são as estratégias voltadas ao turismo fora de temporada e a variedade na oferta de roteiros inseridos em localidades diversas das tradicionais.
“Nossa nação sempre teve fluxos turísticos significativos para nossas deslumbrantes cidades artísticas e destinos sazonais populares, mas expressa uma riqueza muito mais vasta, composta por muitos elementos diferentes, como natureza, paisagens, cultura, arte, história, espiritualidade, gastronomia, vinhos, e bem-estar”, disse Meloni, reforçando a atenção especial dada “aos pequenos vilarejos e municípios com vocação turística, além do interior”.
Para a premiê, o bom desempenho na área de turismo “se traduz em benefícios concretos para a economia [italiana] como um todo”.
Fonte: antena1
