Esta sexta-feira (29) começou com céu encoberto na cidade de São Paulo, onde a temperatura média ficou em torno dos 15°C durante a madrugada. No decorrer da manhã, a nebulosidade diminui e o sol aparece, mas sem predominar, com máxima prevista de 22°C e os menores índices de umidade do ar próximos dos 60%.
A propagação de uma área de baixa pressão deve provocar instabilidade desde o interior paulista até a faixa leste do estado.
Há possibilidade de chuva já no início da tarde. As pancadas podem ganhar força nas horas seguintes, com intensidade de moderada a forte, além de trovoadas, raios e eventuais rajadas de vento. As condições favorecem a formação de alagamentos e a elevação do nível dos rios e córregos da região metropolitana e da capital.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o volume de chuva acumulado em agosto é de 13,4 milímetros, o que equivale a 44,4% dos 30,2 milímetros esperados para o mês.
Tendência para o fim de semana
As simulações mais recentes indicam tempo seco nos próximos dias, sem chuva significativa e com temperaturas mais elevadas durante a madrugada e o período da tarde.
O sábado (30) deve começar com termômetros na marca dos 15°C. No decorrer do dia, sol e nebulosidade variável, com máxima de 23°C e percentuais mínimos de umidade em torno dos 50%.
O domingo (31) encerra o mês de agosto com tempo seco, maior predomínio de sol e temperatura entre mínima de 15°C e máxima de 25°C. Os índices de umidade do ar entram em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos dos 42%.
Fonte: antena1