O setor aéreo registrou, em julho, o maior número de passageiros transportados em um mês: 11,6 milhões de pessoas, considerando tanto voos domésticos quanto internacionais. Trata-se da movimentação de viajantes desde o início da série histórica, em janeiro de 2000.
As estatísticas do transporte aéreo no Brasil são do relatório mensal de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Transporte doméstico
Os voos domésticos são aqueles que ocorrem dentro das fronteiras de um mesmo país. Em julho deste ano, esse mercado transportou 9 milhões de passageiros no Brasil, o que representa um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024.
A demanda doméstica por assentos, calculada pela multiplicação de passageiros pagantes por quilômetros percorridos, registrou aumento de 8,2% na comparação anual. A oferta doméstica, medida pela multiplicação de assentos disponíveis por quilômetros voados, cresceu 6,2%.
Transporte internacional
O setor internacional também registrou recorde de movimentação, com 2,6 milhões de passageiros, o que representa alta de 13,6% na comparação com julho do ano passado. Em relação à demanda e à oferta de voos para o exterior, o salto foi de 12,2% no mês.
Movimentação de cargas
A movimentação doméstica de cargas, com decolagem e pouso dentro do país, alcançou 39,1 mil toneladas, um recuo de 3,8%. Já a movimentação internacional de cargas foi de 76 mil toneladas, o que equivale a um avanço de 0,8% em relação a julho de 2024. No total, foram processadas 115,1 mil toneladas, variação de -0,8%.
Fonte: antena1