Um exemplar de pau-brasil foi plantado nesta quarta-feira (5) no Pateo do Collegio, onde a cidade de São Paulo foi fundada há 471 anos. Com isso a capital paulista atingiu a marca de 120 mil árvores plantadas em 2025.
De acordo com a Prefeitura, a ação celebra a principal meta do Programa São Paulo Mais Verde. O pau-brasil de 15 metros foi cultivado no Viveiro Harry Blossfeld e levado em uma operação delicada até o local.
“Esse gesto é simbólico mesmo, porque o pau-brasil é a árvore que deu nome ao nosso país. Que o crescimento dele, que hoje foi plantado no lugar de origem de São Paulo, nos ajude a aprimorar a escuta e, ao mesmo tempo, a nos engajar por uma ecologia que se preocupa com as questões ambientais e que coloca a pessoa humana como centro do debate”, disse o padre Contieri, diretor do Pateo do Collegio.
Os plantios foram realizados por múltiplas frentes: a Divisão de Arborização Urbana (DAU), as 32 subprefeituras, bosques urbanos municipais e iniciativas da sociedade civil e de organizações parceiras.
Fonte: antena1
