Presidente da Petrobras defende petróleo agora (para garantir energia) e transição energética depois

NotíciasPresidente da Petrobras defende petróleo agora (para garantir energia) e transição energética...

Ler o resumo da matéria

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa manterá a liderança na geração de energia ao país e continuará investindo na exploração de petróleo, especialmente no pré-sal e na Margem Equatorial, para garantir a reposição de reservas.
A transição energética será feita sob um modelo próprio, onde combustíveis fósseis seguirão relevantes, e fontes como eólica, solar e hidrogênio verde não terão protagonismo. Haverá foco na combinação de petróleo com biocombustíveis, SAF, diesel coprocessado, bunker renovável e parcerias com o agronegócio para produzir combustíveis avançados.
Chambriard destacou a reestruturação da indústria naval com novos investimentos e uma frota mais limpa.

* Resumo gerado por inteligência artificial e revisado pelos jornalistas do NeoFeed

A Petrobras tem o desafio de manter o fornecimento de 31% da geração de energia primária no País até 2050. Mesmo com a pressão global pela descarbonização, a presidente Magda Chambriard disse no evento Itatiaia Eloos que a empresa vai continuar investindo em exploração de petróleo, mas que a companhia tem a capacidade de liderar a transição energética brasileira sob um modelo próprio.
“Se o Brasil vai crescer e a demanda de energia vai subir ao menos 60% nas próximas duas décadas, teremos de crescer junto”, afirmou Chambriard na segunda-feira, 24 de novembro, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
“Não há futuro para uma empresa de petróleo sem exploração”, complementou.
A presidente da Petrobras defendeu a necessidade de continuar ampliando a produção de petróleo, especialmente até o pico do pré-sal, previsto para acontecer entre 2030 e 2032. E voltou a insistir na exploração da Margem Equatorial, tratada como condição importante para garantir a reposição de reservas da companhia. Nas palavras dela, uma “condição de sobrevivência”.
Chambriard reforçou que a Petrobras vai buscar manter a liderança no fornecimento de energia ao mesmo tempo em que conduz uma transição que passa, obrigatoriamente, pelos combustíveis fósseis.
Na transição energética, ela afirmou que a busca é por um modelo próprio, onde as energias eólica, solar e hidrogênio verde não são protagonistas.
A Petrobras vai combinar petróleo com biocombustíveis, diesel coprocessado, SAF [combustível sustentável de aviação], bunker renovável [combustível usado para abastecer navios de grande porte] e parcerias com o agronegócio.
A presidente da Petrobras reforçou a aproximação com o agronegócio, setor com o qual a empresa busca sinergias na produção de óleos vegetais, gordura animal e resíduos capazes de alimentar a produção de combustíveis avançados.
“Em 2024, o petróleo cru foi o campeão na pauta de exportações brasileiras. Mas ficamos de olho na soja, no aço, no minério de ferro. E estamos fazendo parceria com todos eles”, disse a presidente da Petrobras no evento da Itatiaia Eloos.
Em outubro, o governo anunciou um pacote de R$ 612 milhões para reestruturar a indústria naval brasileira. Embora a memória recente do mercado aponte para os R$ 40 bilhões queimados no último ciclo de investimento no setor, Chambriard disse que a encomenda de 48 embarcações anima estaleiros, prefeitos e sindicatos.
Segundo ela, o movimento atual é diferente por usar o Fundo de Marinha Mercante, incentivos à construção nacional e uma frota mais limpa – dois navios, segundo ela, já serão entregues no primeiro semestre de 2026.
Os próximos anos da Petrobras serão diferentes, segundo Chambriard. A empresa continuará sendo uma empresa de petróleo altamente rentável que vai financiar sua transição em ritmo próprio e uma nova aproximação com o agro.

Fonte: Neofeed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
6 * 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Hotel Pilgrim, na capital francesa, evoca o melhor dos anos 1970

Um santuário em Paris! Em um bairro cosmopolita da capital francesa, o hotel Pilgrim evoca o melhor dos anos 1970. Confira! A fachada escura e moderna destaca-se entre os...

Fame recebe o chef italiano Diego Rossi, consagrado com uma faca pelo The Best Chef Awards

No dia 13 de novembro o Fame, restaurante estrelado chefiado por Marco Renzetti e eleito o segundo melhor pelo Prêmio Paladar 2025, recebe o...

Que chocolate você está comprando?

Neste dia 07 de julho comemora-se o Dia Internacional do Chocolate.A melhor forma de comemorar a data é conhecer a diferença entre um chocolate...

Receita fácil de bolinho de arroz com queijo na Airfryer

Veja também: Bolinho de bacalhauSe você gostou desse snack, outra opção que pode ser adicionada ao seu cardápio para agraciar o paladar é o...