ONU celebra Dia Global dos Pais refletindo sobre como preparar pais, mãe e cuidadores

CulturaONU celebra Dia Global dos Pais refletindo sobre como preparar pais, mãe...

O tema da família tem crescido em importância na comunidade internacional desde a década de 1980.

Neste ano, o Dia Global dos Pais adotou como tema “Criando os Pais”, no sentido de como preparar alguém para assumir a responsabilidade da maternidade e da paternidade e em termos mais gerais do cuidado das crianças.

Tarefa grande demais

Pais e cuidadores precisam de tempo, recursos e apoio para criar os filhos em um ambiente acolhedor e positivo. Para eles, é uma habilidade aprendida.

A ONU lembra que pais e cuidadores moldam as experiências que constroem o cérebro de seus filhos para um caminho de um desenvolvimento saudável.

Criar uma criança é uma tarefa grande demais para apenas cuidadores. Eles precisam de apoio.

O Dia Global dos Pais reconhece que a família tem a responsabilidade primária de nutrir e proteger as crianças.

Para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade, as crianças devem crescer em um ambiente familiar e em uma atmosfera de felicidade, amor e compreensão.

O Unicef apoia famílias com crianças que chegam a Kharkiv

O Unicef apoia famílias com crianças que chegam a Kharkiv

Papel centra no bem-estar infantil

Em 2012, a Assembleia Geral aprovou o Dia Mundial dos Pais celebrando uma oportunidade para homenagear todos os pais por seu “compromisso altruísta com as crianças e seu sacrifício ao longo da vida para nutrir esse relacionamento”.

Famílias, pais e cuidadores desempenham um papel central no bem-estar e desenvolvimento infantil.

Eles oferecem identidade, amor, cuidado, provisão e proteção a crianças e adolescentes, bem como segurança e estabilidade econômica.

Em consonância com o espírito da Convenção sobre os Direitos da Criança, o apoio à família e aos pais é cada vez mais reconhecido como parte importante das políticas sociais nacionais e dos pacotes de investimento social que visam reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade e promover o bem-estar positivo dos pais e das crianças.

Histórias tocantes

Como parte da comemoração deste ano, o Unicef lançará o Mês da Parentalidade 2025 para destacar a importância de equipar os cuidadores com o conhecimento e as ferramentas de que precisam.

A campanha, com duração de um mês, apresentará histórias tocantes sobre as alegrias e os desafios da paternidade, compartilhará dicas e recursos práticos para a parentalidade e solicitará maior apoio aos cuidadores por meio de programas de parentalidade.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

HIPNOSE: CIÊNCIA, CASOS REAIS E VIDAS …

A hipnose clínica, também chamada de hipnoterapia, deixou de ser associada exclusivamente ao misticismo ou ao entretenimento de palco a partir da segunda metade...

Esses fofíssimos chaveiros de pelúcia dos anos 80 estão de volta e todo mundo quer usar

Esqueça os labubus! Retorne à década de 1980 e transforme seu estilo com os chaveiros de pelúcia da Kipling Adicione um toque de...

“Algoritmos podem prever padrões, mas não entendem nuances emocionais”, pontua especialista Marcos Tito

Diretor de Tecnologia da Linx compartilhará reflexões sobre a Inteligência Artificial no Serra SummitA inteligência artificial (IA) avança de maneira quase que vertiginosa e...

Corpus Christi: o que abre e fecha no feriado

O dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), é considerado feriado em 17 capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Vitória (ES) e Florianópolis...

Nina Makeup amplia a linha Sweet Caramel com a Paleta de Sombras Explosão de Caramelo

Com três acabamentos – aveludado, cintilante e matte – a paleta de tons nudes e terrosos permite criar uma variedade de...