Não importa a época do ano, ou seja, sempre há novidades na musculação, como ritmo de treinamento, dicas de vestuários, nutricionais e calçados. Sendo assim, o que tornou-se “febre” entre muitos adeptos da musculação é o tênis de cano baixo.
A diferença é que esse modelo de tênis não é aceito pela maioria dos especialistas. Dessa forma, o Sport Life vai citar as duas principais desvantagens de fazer musculação tênis cano baixo com a ajuda do ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.
Risco de lesões
“A prática de musculação exige uma maior estabilidade, especialmente do tornozelo e rigidez do material do qual o tênis é constituído. Com isso, aumenta muito a chance de traumatismos torcionais durante a prática dos exercícios com pesos e musculação. Isso pode acarretar lesões ligamentares e traumatismos, que podem agredir a cartilagem articular e até as estruturas ósseas”, orientou o médico em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Indicado para skatistas
Cortelazo indicou esse tênis para skatistas com base na tese de permite tanto a mobilidade quanto agilidade a mais dos movimentos, que são necessárias à prática do esporte e que ao mesmo tempo não há firmeza. “Não é o calçado ou tipo de tênis adequado para a prática de musculação”, reiterou.
Qual é o tênis ideal para fazer musculação?
“As suas principais características são sola plana, suporte no calcanhar, parte superior resistente, ajuste firme e flexibilidade adequada”, detalhou esse especialista.
“A sola reta recomenda-se pelas seguintes características de estabilidade, contato mais próximo com o solo, melhor propriocepção, evitar instabilidade excessiva e, também, melhora a biomecânica, segundo alguns especialistas”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.
Fonte: sportlife
