Locais do Brasil, Guiné-Bissau e Portugal na Rede Mundial de Cidades de Aprendizagem da Unesco

CulturaLocais do Brasil, Guiné-Bissau e Portugal na Rede Mundial de Cidades de...

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, integrou 72 novas cidades, de 46 países, na Rede Mundial de Cidades de Aprendizagem.

A capital guineense, Bissau, foi reconhecida com a portuguesa Lisboa ao lado dos centros urbanos brasileiros de Araguaína e Passo Fundo graças ao “compromisso local com a promoção do direito à educação para pessoas de todas as idades”.

Cidades como centros de aprendizagem

Com esta ampliação, a rede passa a contar com 425 cidades de 91 países, reforçando políticas de aprendizagem ao longo da vida para mais de 500 milhões de cidadãos em todo o mundo.

Segundo a diretora-geral adjunta da Educação da Unesco, Stefania Giannini, a aprendizagem transcende as salas de aula.

Para ela, as “cidades desempenham um papel fundamental na promoção da aprendizagem para todos”, e os locais anunciados estão a “redefinir o significado de aprender – transformando cada rua, biblioteca, local de trabalho, museu e residência, em um espaço de conhecimento e inovação.”

Bissau, a capital da Guiné-Bissau

© Wikipedia Commons/Colleen Taugher

Bissau, a capital da Guiné-Bissau

Comunidades dinâmicas

As Cidades de Aprendizagem da Unesco funcionam como comunidades dinâmicas, onde a educação está integrada no quotidiano.

Estas iniciativas promovem desde a alfabetização de adultos, à requalificação profissional, ao empreendedorismo, à ação climática e à preparação para a era da inteligência artificial.

Entre os exemplos citados pela agência estão o Projeto Caminhos de Empreendedorismo para Mulheres, realizado em Porto-Novo, capital do Benim, que combina alfabetização, formação profissional e microcrédito para apoiar mulheres empreendedoras.

No Cairo, Egito, a Escola Profissional de Cerâmica preserva ofícios tradicionais e cria oportunidades de trabalho docente. Em Lisboa, a Plataforma Cidade da Aprendizagem conecta mais de 120 parceiros para oferecer 1,2 mil oportunidades educativas.

Entre as 11 capitais que passam agora a integrar a rede estão Porto-Novo, Lusaca, Cairo, Riade, Ancara, Asgabate, Hanói, Buenos Aires, Caracas. 

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

entenda o que é, como fazer e as vantagens

Aeróbico, anaeróbico, aptidão motora, arritmia cardíaca, biomecânica e tantos outros conceitos da área de Educação Física causam dores de cabeça principalmente para...

O Jogo de Poder e suas Contradições na alteração do Código Civil e Seus Impactos Estratégicos na atividade Empresarial

O cenário jurídico brasileiro, tradicionalmente conhecido por sua minúcia e formalismo, prepara-se para uma mudança que afeta pessoas físicas e principalmente pessoas jurídicas contrastada com a falta de um timing de decisões. O anteprojeto de reforma do Código Civil, em discussão, chegou prometendo redefinir a dinâmica das relações contratuais entre particulares, com implicações diretas no mundo dos negócios, mas será mesmo que irá atingir sua finalidade?

MARCO ZERO – Uma visão técnica para o início da Reforma Tributária em 2026 como ano teste

Luciano Menezes analisa o impacto da Reforma Tributária e alerta: 2026 é o ano de teste que definirá quem se prepara e quem vai pagar a conta.

Omar Apollo fala de sentimentos e desuso de redes sociais

Omar Apollo, renomado por sua atuação no cenário musical e indicado ao Grammy de Melhor Artista Revelação, recentemente compartilhou insights sobre sua jornada emocional e sua relação com...