O leilão do túnel Santos-Guarujá está marcado para esta sexta-feira (05), às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.
O projeto prevê 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados sob o leito do canal portuário – técnica já utilizada em países da Europa e da Ásia. A obra deve permitir que os veículos realizem em até cinco minutos o deslocamento entre as duas cidades, que atualmente pode ultrapassar uma hora.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o túnel terá aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e o governo federal.
O túnel Santos-Guarujá, primeiro submerso do Brasil, prevê integração entre os diferentes modais de transporte. São três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços.
Diariamente, as travessias por embarcações transportam na região da Baixada Santista mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. A travessia funciona todos os dias da semana, 24h. Em geral, o deslocamento entre uma margem e a outra leva cinco minutos, mas o funcionamento depende muito das condições climáticas e do fluxo de navios que chegam ou saem do Porto de Santos.
Fonte: antena1