Impacto da Reforma Tributária nas Empresas

Últimas NotíciasImpacto da Reforma Tributária nas Empresas

Nova sistemática de tributação sobre o consumo exigirá das empresas adaptação tecnológica, reorganização estratégica e revisão fiscal detalhada

A Reforma Tributária, que inaugura um novo modelo de tributação sobre o consumo, entrará em fase de testes já em janeiro de 2026. Nesse período inicial, os documentos fiscais deverão destacar os novos tributos CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), ainda sem exigência de recolhimento financeiro, permitindo a compensação com os tributos atuais.

Para cumprir as novas obrigações acessórias, os sistemas empresariais — incluindo módulos financeiro, fiscal, contábil e de estoque — precisarão ser adaptados conforme as Notas Técnicas emitidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo Comitê Gestor do IBS.

Entretanto, os maiores impactos e oportunidades da reforma estarão na reorganização estratégica das empresas. O modelo dual de IVA (CBS e IBS) exigirá reavaliação das operações, sobretudo durante o período de transição, quando os sistemas antigo e novo coexistirão.

Hoje, ICMS e ISS são calculados com base na origem da operação (local da venda ou do serviço). Com o novo modelo, o IBS adotará a alíquota do Estado de destino, o que pode inviabilizar operações interestaduais antes beneficiadas por incentivos fiscais ou por alíquotas menores na origem.

Outro ponto crucial é que, a partir da reforma, somente o imposto efetivamente recolhido gerará crédito para compensação. Isso significa que empresas compradoras precisarão estreitar relações com fornecedores adimplentes e financeiramente saudáveis, já que o passivo tributário deixará de ser instrumento de gestão de fluxo de caixa.

O novo sistema IVA dual, composto por IBS e CBS, substituirá ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. Trata-se de um tributo sobre o consumo, cujo ônus recai, em última instância, sobre o consumidor final. Assim, as empresas precisarão incorporar o valor dos tributos ao preço final de produtos e serviços, sob pena de redução da margem de lucro e endividamento futuro.

A auditoria contábil ganha protagonismo neste cenário. Créditos de PIS e Cofins não escriturados até 1º de janeiro de 2027 não poderão ser aproveitados na apuração da CBS. A recuperação posterior dependerá de medidas judiciais, elevando custos e alongando o retorno. Além disso, muitos créditos legalmente previstos acabam não sendo aproveitados por desconhecimento técnico ou sobrecarga operacional.

Por isso, a contratação de consultoria e assessoria especializada torna-se estratégica — não apenas para garantir o aproveitamento integral dos créditos, mas também para assegurar competitividade diante de concorrentes mais bem assessorados.

Neste momento de estresse financeiro e incertezas, os empresários ainda dispõem de instrumentos de apoio ao fluxo de caixa e à reestruturação do passivo, como a Recuperação Judicial e Extrajudicial, e a Transação Tributária, que permite redução da dívida, uso de prejuízo fiscal e créditos de terceiros.

Por fim, a adoção da não cumulatividade plena exigirá uma reavaliação criteriosa do regime de apuração tributária mais vantajoso — seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Essa decisão passa a demandar análise técnica minuciosa, sob pena de perda de competitividade ou aumento indevido da carga tributária.

Em síntese, os impactos da Reforma Tributária deverão ser enfrentados com planejamento, estratégia e segurança jurídica, transformando as novas exigências legais em oportunidades de eficiência e conformidade fiscal.

Saulo Medeiros da Costa Silva
Membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ)
Doutorando em Direito Tributário | Mestre em Contabilidade
Especialista em Recuperação Judicial e Transação Tributária
Sócio da ADD e da SM7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
7 - 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Elle Fanning gira no outono do treinador 2025 AD

Elle Fanning balança para os holofotes como o rosto do treinador Reviva sua coragem Campanha, canalizando a Visão em negrito da marca em outono...

Novartis compra Avidity Biosciences por cerca de …

(Reuters) - A fabricante suíça de medicamentos Novartis disse no domingo que concordou em comprar a empresa norte-americana de...

Trio ganha prêmio Nobel de Química por …

Por Johan Ahlander e Niklas PollardESTOCOLMO (Reuters) - Os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi ganharam o Prêmio...

Costanza Pascolato reflete sobre o projeto de lifestyle ‘made in Brazil’ de Airon Martin

Encontro o designer Airon Martin na bela loja da Misci, na região dos Jardins, em São Paulo, e logo entendo porque um dos amigos de Martin costuma...

Brasil registra queda de 3% no número de …

O Brasil registrou 940,8 mil casamentos em 2023, 3% a menos do que em 2022, quando o país contabilizou 970 mil. O número é...