Como é a primeira loja da Comme des Garçons, grife…

ModaComo é a primeira loja da Comme des Garçons, grife...

Nas décadas de 1980 e 1990, a marca japonesa Comme des Garçons explodiu com corpos desconstruídos e geométricos desenhados por Rei Kawakubo, considerada uma das mais talentosas estilistas do nosso tempo. Com o passar dos anos, a grife manteve seu conceito de moda vanguardista, baseada na desconstrução, que além de incentivar a sair da zona de conforto, se diferencia completamente das marcas de luxo ou comerciais.

Daí o fascínio pelas roupas de Rei, muitas vezes vistas como estranhas e excêntricas, mas completamente fashionistas, fruto da infinita criatividade da estilista. “Curiosidade é ser interessado e aberto, inesperado, pesquisar, procurar por algo novo”, disse ela, certa vez.

Assim, as criações da Comme des Garçons conquistaram seu lugar ao sol entre as tradicionais casas francesas, com desfiles na Semana de Moda de Paris, e entre personalidades pop, de Lady Gaga, rainha dos looks extravagantes e fã confessa da grife até Rihanna e seu eterno desejo fashion de ousar. Beyoncé é outra estrela que gosta de causar impacto com as roupas de Rei Kawakubo em editoriais de moda, assim como Sabrina Sato, no Brasil –  como não lembrar do look branco com mãos em alto relevo dispostas em posições estratégicas na cintura e nos seios, que a apresentadora usou na última Comic-Con?

Agora, chegou a vez do público brasileiro. Finalmente, a Comme des Garçons abriu sua primeira loja no país (e na América Latina), nesta quinta-feira, 12, como parte de seu projeto de expansão global, trazendo as seis linhas de roupas – a conceitual (main), Homme Deux, Shirt, Wallet e a icônica do coração PLAY – além dos perfumes e da colaboração de calçados com a Converse.

O projeto arquitetônico e curadoria visual da loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo, vem da própria Rei Kawakubo: um espaço multidimensional com mix exclusivo de peças e identidade exclusivamente desenvolvida para o Brasil, mas bem no estilo do DNA da marca, questionador às regras pré-estabelecidas pela moda ocidental. É apresentada ainda uma instalação exclusiva da Comme des Garçon Home Plus, projetada pela estilista, em um espaço adjacente à boutique, com exibição até 1º de julho.

Continua após a publicidade

Vanguarda da moda

Nascida em Tóquio, em 1942, Rei é formada em filosofia, arte e literatura pela Universidade de Keio, mas desde cedo trabalha com tecidos. Em 1967, começa a fazer roupas por não encontrar uma adequada para um editorial. Dois anos depois, funda a Comme des Garçons e abre sua primeira loja em 1973, no badalado distrito de Minami-Aoyama.

Na década de 1980, foi o principal expoente do movimento japonista em Paris, chocando os críticos com uma coleção desconstruída, cheia de volumes e toda preta, chamada “Hiroshima chic”, desfilada em 1981, durante a semana de moda da capital francesa, considerada o berço da moda. Atualmente, é uma grife de sucesso, avaliada em cerca de 320 milhões de dólares.

Continua após a publicidade

O trabalho de Rei é tão relevante que em 2017, foi homenageada com a exposição “Rei Kawakubo/ Comme Des Garçons: Art of the In-Between”, que reuniu 120 criações da marca no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e consequentemente teve sua criadora como tema do baile anual de gala da instituição. “Uma das estilistas mais importantes e influentes dos últimos quarenta anos”, atestou Andrew Bolton, curador do museu.

Veja fotos da loja: 

Loja da Commes des Garçons no Shopping Iguatemi, em São Paulo
Loja da Comme des Garçons no Shopping Iguatemi, em São Paulo (Flavio Teperman/Divulgação)

 

Projeto arquitetônico é assinado pela própria Rei Kawakubo
Projeto arquitetônico é assinado pela própria Rei Kawakubo (Flavio Teperman/Divulgação)

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Aeroportos brasileiros esperam mais de 2,6 …

Mais de 2,6 milhões de passageiros devem circular pelos aeroportos do Brasil neste feriado prolongado, quando são celebrados a Paixão de Cristo e o...

Ecossistema de parcerias na advocacia

Esta é a era em que as pessoas buscam mais qualidade de vida, menos pressão no trabalho e as parcerias estratégicas vieram para solucionar...

O papel invisível que sustenta grandes eventos: o Mestre de Cerimônias no centro da experiência

Em meio à explosão do mercado de eventos no Brasil, que movimenta mais de R$ 300 bilhões por ano segundo a ABEOC, cresce também...

Manter os joelhos fortes é importante em quase todos esportes

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter rotina de exercícios físicos devido ao joelho, que não...