A calça que já foi cafona vira peça ‘obrigatória’ nos closets em 2025

InstagramFashionA calça que já foi cafona vira peça 'obrigatória' nos closets em...


Para muitos, a calça que já foi cafona nunca deixou de ser um clássico, apenas aguardava o momento certo para voltar – Foto: Freepik/NDMuito popular na década de 1920, o estilo oversized dominou as tendências de moda durante a pandemia e após, porém esse cenário está começando a mudar. Uma calça que já foi cafona volta a aparecer nas ruas e, principalmente, nas redes sociais. Saiba se a calça skinny voltou para ficar e como usá-la de forma atual!Para responder a essas perguntas, o ND Mais conversou com a designer de moda, consultora de moda e figurinista Marcella Pacheco Xavier.

O retorno da calça que já foi cafona

Trends vem e vão muito rapidamente hoje em dia, recentemente presenciamos a era “clean girl” que passou rapidamente e agora já está sendo esquecida. Será que a calça skinny terá um retorno definitivo?É isso que Marcella explica: “eu acho que ainda é cedo para dizer. Particularmente, acredito que a calça skinny nunca saiu de moda. Como hoje falamos de uma moda muito mais individual, já não estamos tão presos a tendências. E, como ela vem mais do street style, imagino que seja algo que veio para perdurar.”Além disso, ela aponta a existência de “contratendências“, ou seja, sempre haverá opções diversas para quem não se identifica com a calça skinny.

Por que a calça skinny voltou?

Embora tenha sido deixada de lado por um tempo, a calça que já foi cafona agora aparece combinada a peças sofisticadas e atuais – Foto: Freepik/NDMuitos são os motivos que podem ter trazido a calça que já foi cafona de volta. A designer de moda aponta a nostalgia dos anos 2000 como uma influência importante, assim como o papel do TikTok na redescoberta de tendências por parte dos jovens.No entanto, a especialista destaca um ponto importante: a busca pelo equilíbrio visual. Ela explica que faltava algo que contrastasse com a tendência oversized, que vinha dominando as passarelas e as ruas.“Como a gente fala muito de tendência oversize, eu acho que faltava uma peça que desse um contraponto”, explica. “Para mim, numa imagem no geral, ela precisa ter um equilíbrio. E ser tudo largo, por exemplo, eu acho que sempre falta uma peça que dê um equilíbrio. Então, eu acho que a calça skinny traz isso”.

Mais conforto?

Muitas pessoas não gostavam das calças skinny por serem apertadas e feitas de tecidos pouco confortáveis. No entanto, como atualmente há uma maior busca por conforto — fator que contribuiu para o sucesso do estilo oversized —, as novas calças não serão idênticas às dos anos 2000, evitando o desconforto das versões anteriores.Marcella destaca duas mudanças importantes:Conforto: os tecidos estão mais elásticos e confortáveis. “Agora a gente fala muito mais de conforto”, ressalta;Cintura: a cintura baixa, agora dá lugar à cintura alta, que valoriza mais o corpo e é mais confortável. “O cós mais alto também deixa mais confortável do que o cós baixo que a gente tinha anteriormente”.

Como usar a calça skinny

O truque para entender como usar a calça que já foi cafona é balancear com peças que tragam frescor ao visual – Foto: Freepik/NDPara aderir à tendência sem correr o risco de parecer brega, a especialista dá algumas dicas! Ela ressalta que a escolha depende do tipo de corpo e do estilo de cada pessoa, mas destaca alguns elementos que combinam bem com a calça skinny.Aposte no oversize: use camisas amplas, moletons e outras peças largas na parte de cima para criar um contraste interessante;Siga as tendências: use a calça skinny em cores da moda, como o marrom da Pantone, ou combine-a com acessórios e calçados que estão em alta;Equilíbrio: “principalmente para mim é o oversize”, diz Marcella, reforçando a importância de balancear as proporções;Sapatos altos: escarpins e sandálias de salto bloco costumam funcionar bem com a calça skinny.

Quem vai aderir à tendência?

A calça skinny tem potencial para conquistar o público jovem, mas também pode acabar sendo uma tendência mais forte entre aqueles que já usaram a peça no passado.Para Marcella, os jovens vêm resgatando muitas referências da moda antiga, o que pode favorecer o retorno desse modelo. No entanto, ela acredita que a aceitação será ainda maior entre quem já estava familiarizado com a calça, especialmente se as novas versões forem mais confortáveis e trouxerem um cós mais alto.Marcella finaliza enfatizando, ainda, a importância da individualidade na moda: “hoje, na moda, fala-se muito sobre a questão da individualidade. Então, vai muito do gosto e da vontade de cada pessoa, do que ela deseja vestir e de como se sente bem”.

Veja como montar alguns looks com a “calça que já foi cafona”:

Fonte: ndmais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

CTO do Grupo Soma explica como a IA vai revolucionar a moda

A inteligência artificial generativa, tecnologia que dá vida ao ChatGPT, já vem sendo testada por empresas como iFood e Bradesco no Brasil. Outro caso...

Novos Deo Parfum da Hinode unem sofisticação e poder em fragrâncias únicas

Hinode expande seu portfólio com lançamentos que entregam experiências olfativas impactantes em linhas icônicas da marca A Hinode, que se destaca pela...

Em Lisboa, europeus esbarram na “difícil gramática” do português

A holandesa Hazina Oussoren chegou a Lisboa no verão de 2024. Juntamente com o namorado, começaram a aprender português mesmo antes de chegar a...

Livros sobre Dom Quixote e Caminho de Santiago serão lançados em restaurante de SP

O restaurante A Figueira Rubaiyat, localizado nos Jardins, será palco do lançamento de dois livros que exploram a cultura e a gastronomia espanhola através...