O Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo, recebeu as luminárias japonesas que ficavam no bairro da Liberdade. Em parceria com a SP Regula e a Ilumina, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informou que realizou a revitalização de diversos postes da Rua dos Aflitos e os realocou no Bosque das Cerejeiras.
De acordo com a Prefeitura, os equipamentos estavam em desuso e foram remanejados com o propósito de fortalecer as tradições da comunidade japonesa local: “A ação faz parte de uma iniciativa que visa garantir que a memória de cada grupo seja adequadamente representada”.
Além da revitalização, não houve custo adicional para a transferência das luminárias, segundo a gestão municipal. A iniciativa atende aos pedidos da Federação Sakura e Ipê do Brasil, organização que promove anualmente a Festa da Cerejeira no Parque do Carmo, que comemora o florescimento das cerejeiras com culinária típica, shows de música e dança.
“A introdução desses elementos urbanos dialoga harmonicamente com o contexto paisagístico e simbólico do local, uma vez que a comunidade japonesa é parte constituinte e ativa da paisagem cultural do parque”, diz a nota.
Fonte: antena1