5 passos para aprender a prática

Lifestyle5 passos para aprender a prática

A meditação é uma prática milenar que promove benefícios para o corpo, o espírito e a mente, atuando de maneira integral em nossa saúde e bem-estar. Os motivos para começar a meditar são muitos: reduz os sintomas da ansiedade, melhora o controle emocional, aumenta a qualidade do sono, desenvolve a energia vital, melhora a concentração e o foco e muito mais!

O principal mito que ainda cerca a meditação, e que pode desencorajar novos praticantes, é que ela se trata de um exercício complicado, de difícil execução. No entanto, separar uns minutos do seu dia para meditar é muito mais simples do que parece.

Como começar a meditar

O primeiro passo é escolher um lugar confortável, onde você estará livre de incômodos ou interrupções. O ideal é um ambiente silencioso, com luz agradável e ar fresco. Não importa se for ao ar livre ou dentro de casa, o importante é a sensação de bem-estar.

O segundo passo é permanecer em uma posição confortável, mantendo sempre a coluna ereta. Ao contrário do que se pode imaginar, não é obrigatório ficar sentado com as pernas cruzadas: você pode se sentar ou se deitar, contanto que seja possível deixar os músculos relaxados.

O terceiro passo é trabalhar a respiração, exercício fundamental. Depois de encontrar a sua posição ideal, feche os olhos e respire fundo. A cada inspiração conte até seis, segure o ar e depois solte lentamente pelo nariz. Repita o processo quantas vezes achar necessário, prestando atenção no ar que entra em seus pulmões, percorre seu corpo e sai aquecido. Use esse exercício para se conectar com o processo natural do seu corpo e fazer sua mente relaxar.

O quarto passo é lidar com os pensamentos, uma etapa que pode ser encara difícil, mas na verdade é bem simples. A meditação não se trata de esvaziar a mente, como explica Sandra Paoleschi, professora de yoga da Cia Athletica Granja Vianna. Ela destaca que, no começo, meditar é apenas aprender que está sentado como um observador dos pensamentos. 

“Aos poucos, você entende o que é observar sem criar ação nesses pensamentos e, a partir dessa experiência, verá que há um intervalo entre um pensamento e outro e assim vai descobrindo que há algo além dos nossos pensamentos, há uma consciência maior além desses turbilhões de pensamentos”, explica.

O quinto passo é deixar sua mente fluir. Aproveite esse momento para tomar consciência do seu corpo: ainda com os olhos fechados e a respiração estabilizada, sinta cada músculo dos seus pés, subindo pelas pernas, coxas, ventre, até a cabeça. Repare em cada pedaço seu. Conforme for passando pelos músculos, busque deixá-los relaxados e livre-se das tensões.

Sandra afirma que sentar para meditar todos os dias por cinco ou dez minutos já é uma mudança de atitude. “Aos poucos o praticante começa a perceber a raiz dos hábitos, tornando mais fácil remover um hábito negativo. Além disso, melhora a capacidade do que você vê, escuta e se relaciona com o mundo, percebendo o que precisa trabalhar sobre si mesmo”, finaliza.

Fonte: sportlife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Sobre os 8 novos estelados do Guia Michelin de Portugal

Na nossa Viagem Gastronômica pelo Guia Michelin Portugal de 2025, que como já contamos por aqui teve brasileiros e mulheres brilhando, vamos falar um...

Três dicas para escolher a melhor opção de chocolate -Sport Life

Julho é o mês especial para os “chocólotras”, ou seja, dia 7 é o Dia Mundial do Chocolate. Ainda assim, há quem...

Ruby Kisses lança o lip balm must-have da estética Clean Girl

Em cinco tons translúcidos, So Jelly Lip Balm trata os lábios, promove brilho natural com um leve toque de cor e...

Serra Summit anuncia segunda edição para 09 e 10 de outubro em Nova Prata 

Encontro tem, entre as atrações, palestra do ex-ministro da economia Paulo Guedes na programaçãoEmbalada pelo sucesso de sua estreia em 2024, quando levou mais...