O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (9) uma portaria que institui o programa Na Ponta do Lápis. A iniciativa visa promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio, especialmente os beneficiários do Pé de Meia.
A proposta é apoiar e fortalecer a implementação dos temas transversais contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que compõem a macroárea de economia. “O programa surge do reconhecimento da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária como estratégia para assegurar a construção da autonomia e da cidadania crítica, na perspectiva do fortalecimento da democracia e da inclusão social e econômica”, afirma o comunicado do MEC.
Para isso, o programa prevê a qualificação permanente dos educadores, a orientação curricular no tema, o incentivo e a divulgação de boas práticas e o monitoramento e a avaliação das ações empreendidas.
A adesão será voluntária, mediante assinatura de governadores, prefeitos ou representantes dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Será criado um comitê estratégico que deve emitir orientações e recomendações para o aprimoramento dos planos de ação que estados e municípios desenvolverão.
Fonte: antena1