USP vai participar do Enade a partir deste ano

USP vai participar do Enade a partir deste ano

A partir deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação do Brasil, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação. A adesão da USP ao Enade foi aprovada pelo Conselho Universitário na reunião realizada na terça-feira (24).

“A USP, no passado, promoveu discussões e optou por não participar do Enade. Por isso, gostaria que este fosse um processo muito discutido com a comunidade acadêmica e isso foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação. Entendo que a USP, que é uma das universidades mais importantes do Brasil, deve ser um parâmetro de qualidade na graduação, assim como o é na pós-graduação, por meio da avaliação da Capes”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A universidade seguirá os ciclos trienais do Enade e observará as áreas de avaliação definidas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, “a presença da USP no Enade é valiosa, já que professores da universidade poderão contribuir diretamente com nossas comissões assessoras, colaborando no aprimoramento contínuo do exame”. Segundo ele, os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas e de medicina da USP ainda poderão utilizar seus resultados individuais em processos seletivos, como a Prova Nacional Docente e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica.

O desempenho no Enade influencia diretamente o Conceito Preliminar de Curso, um indicador utilizado pelo MEC para regulação e supervisão dos cursos de nível superior no país.

Em 2025, serão avaliados 48 cursos da USP: licenciaturas em artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia e química; e bacharelados em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, medicina, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

Até o momento, mais de 2.800 estudantes concluintes da universidade foram inscritos para fazer a prova. A participação dos alunos convocados para o Enade é obrigatória e fica registrada no histórico escolar.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Esses sapatos esculturais já são os favoritos das brasileiras para a próxima estação

Formas que desafiam a gravidade e o design convencional: os sapatos esculturais estão invadindo o street style Os sapatos esculturais vão dominar os...

Brasil tem 8 restaurantes entre os 100 melhores …

A revista britânica Restaurant divulgou nesta quinta-feira (14) o ranking estendido da edição latino-americana do 50 Best Restaurants 2024. Dos oito restaurantes brasileiros que...

Declaração de Cascais é aprovada para promover paz no mundo

Representantes globais, incluindo chefes de Estado e de governo, adotaram por unanimidade a Declaração de Cascais visando promover a paz perante uma realidade de...