Itaú vai levar para empresas sua IA conversacional

NotíciasItaú vai levar para empresas sua IA conversacional

Enquanto parte do mercado financeiro ainda debate os riscos da inteligência artificial, o Itaú Unibanco já está investindo pesado na tecnologia para atender seus clientes a qualquer momento, inclusive fora do horário comercial.
Depois de lançar uma plataforma de investimentos baseada em IA generativa, que permite ao cliente conversar com a tecnologia para tirar dúvidas, escolher aplicações e concluir transações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, a instituição prepara uma versão para empresas, que deve ficar disponível ao público nas próximas semanas.
“Ela é uma conversa, não uma transação seca”, contou Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco, durante entrevista no NeoSummit IA, evento do NeoFeed sobre inteligência artificial. “Acreditamos que esse tipo de interação é um novo paradigma na relação com os clientes.”
Para o projeto, que começou com o uso da tecnologia para realizar Pix via WhatsApp, o banco precisou desenvolver estruturas inéditas internamente e criou mais de 50 bases de dados específicas para a IA generativa.
Assim como muitas agências bancárias foram encerradas com o avanço do uso de aplicativos de banco, Guerra acredita que algumas funções dentro das instituições financeiras deixarão de existir, em linha com ganho de eficiência por meio da IA. Por outro lado, em sua visão, com novas demandas, outros postos de trabalho surgirão.
“Alguns trabalhos repetitivos vão deixar de existir, mas trabalhos novos vão chegar. Acho que vai ter sim uma mudança no perfil dos profissionais ao longo do tempo”, diz Guerra.
Inspirado por experiências além do setor bancário, o Itaú vê a inteligência artificial como uma oportunidade de transformar a interface com o consumidor, sem deixar de lado a preocupação com a assertividade das respostas e com a reputação do próprio banco.
“Ela não pode alucinar, não pode falar coisas erradas. Precisa ter o tom de voz que o Itaú espera como organização, assim como um humano faria. E a IA serve para gente fazer isso em escala”, explica Guerra.

Fonte: Neofeed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Bolinho de bacalhau simples e perfeito; veja como fazer

Veja também: bolinho de mandiocaOutro petisco delicioso e fácil de fazer é o bolinho de mandioca, que leva muito queijo parmesão e diversos temperos.Confira...

Equipe brasileira vence competição mundial de robótica para o bem

Uma equipe brasileira ficou em primeiro lugar na final mundial da competição juvenil “Robótica para o Bem”, realizada em Genebra, Suíça, na semana passada.Os...

Empresários recorrem à numerologia para guiar decisões estratégicas

Em um cenário onde dados e intuição se tornaram aliados na tomada de decisões, cresce o número de empresários que buscam apoio em práticas menos convencionais, como a numerologia. Aplicada ao mundo corporativo, essa ferramenta se propõe a mapear ciclos favoráveis e oferecer suporte em momentos de mudança, lançamento de produtos, ajustes societários e até contratações.

O primeiro passopara uma vida melhor -Sport Life

Perder peso de forma saudável é um objetivo que vai além da estética – é um compromisso com o bem-estar físico e...

Após alerta do Google, Defesa Civil de SP nega …

O Google emitiu um alerta de terremoto, na madrugada desta sexta-feira (14), para moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro que têm...