A dieta da saúde mental é aquela que inclui alimentos que conseguem agir dentro do organismo humano e combater sintomas de ansiedade. E isso é muito bom para a saúde e para a sua produtividade no geral – afinal, sabe-se que, quando a cabeça não está em sintonia com o restante do corpo, dificilmente as coisas evoluem na sua vida. E no esporte não é diferente.
Qualquer pessoa pode sofrer com questões relacionadas ao bem-estar psicológico e perder rendimento em outras atividades da vida. Por isso, com a ajuda do médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, separamos alguns alimentos que combatem a ansiedade.
Confira a dieta da saúde mental:
Dieta da saúde mental
1 – Cogumelos
Pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro tipo de cogumelo comestível. As vantagens são grandes, principalmente as relacionadas aos benefícios associados ao aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental.
2 – Brócolis
Pode confessar, alguém já mandou você comer brócolis quando era criança. E, acredite, por mais que o paladar da época não fosse muito receptivo ao alimento, quem te falava isso queria o seu bem. “O legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes”, conta Cerqueira.
3 – Couve
Para melhorar a saúde mental, também é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos e o modo de preparo. A vontade de refogar uma couve com alho e servi-la em uma feijoada é tentadora, eu sei. E não há nada de errado nisso. É preciso apenas ter equilíbrio e comer a folha em outras situações também.
“A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos”, diz o especialista.
4 – Espinafre
Quem falava para você comer brócolis, de vez em quando, também recomendava um espinafre? De acordo com Cerqueira é uma boa ideia. “O vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos”, afirma.
5 – Escarola
Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola. “Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória”, explica o nutrólogo.
6 – Feijão
O amado e popular feijão não podia ficar de fora. “O grão é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse, e vitaminas do complexo B”, finaliza Cerqueira.
Vale lembrar, por fim, que os cuidados com a saúde mental devem ser múltiplos, então, além da alimentação, é importante ter outros hábitos saudáveis e consultar profissionais, se necessário.
Fonte: sportlife