Situação de mães e bebês em Gaza ‘nunca foi tão …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalSituação de mães e bebês em Gaza 'nunca foi tão …

Por Olivia Le Poidevin

GENEBRA (Reuters) – Mães e bebês recém-nascidos em Gaza enfrentam condições terríveis, com o hospital Nasser, no sul do enclave, sobrecarregado de pacientes que fogem do norte e os recursos médicos estão se esgotando, disse o Unicef nesta sexta-feira.

‘A situação das mães e dos recém-nascidos em Gaza nunca foi tão ruim. No hospital Nasser, estamos vendo os corredores do hospital repletos de mulheres que acabaram de dar à luz’, afirmou o porta-voz do Unicef James Elder a repórteres em Genebra, via link de vídeo de Gaza.

A Organização Mundial da Saúde disse na sexta-feira que o sistema de saúde está à beira do colapso.

O médico Rik Peeperkorn, representante da OMS para o Território Palestino Ocupado, afirmou que nunca tinha visto o hospital Nasser tão lotado, à medida que os pacientes fogem da Cidade de Gaza — que está no centro da ofensiva militar ampliada de Israel — em direção ao sul do enclave.

Israel disse a toda a população de um milhão de habitantes da Cidade de Gaza que se dirigisse para o sul, pois está montando uma das maiores ofensivas da guerra neste mês, prometendo eliminar os combatentes do Hamas no que afirma ser seus últimos bastiões na maior área urbana de Gaza.

‘Em todos os corredores, você vê colchões e pacientes no chão. Há um grande aumento’, declarou Peeperkorn, acrescentando que um grande número de pacientes está vindo do norte.

Apenas 14 dos 36 hospitais de Gaza continuam funcionando parcialmente, de acordo com a OMS.

Elder descreveu mães e seus filhos recém-nascidos deitados no chão no hospital Nasser, e também relatou ter visto três bebês prematuros compartilhando uma única fonte de oxigênio.

‘Eles compartilhavam 20 minutos cada. As outras duas crianças choram enquanto a terceira criança recebe o oxigênio por 20 minutos’, disse Elder.

A OMS afirma que há uma grande escassez de suprimentos médicos.

‘Vemos uma rápida diminuição de itens essenciais, como kits de curativos, gazes… mas também tudo relacionado a suprimentos de sangue e kits de transfusão’, disse Peeperkorn, relatando problemas contínuos para receber os suprimentos.

Israel alega que não há limite quantitativo para a entrada de ajuda em Gaza e acusa o Hamas, com o qual está em guerra há quase dois anos, de roubar a ajuda — acusações que o grupo militante palestino nega.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Festival de Veneza anuncia filmes indicados ao …

O Festival de Veneza anunciou nesta terça-feira (22) a programação da 82ª edição do evento, que acontece entre os dias 27 de agosto e...

O café em tempos de incertezas

A sensação de que o mercado de café parece uma montanha russa desde a geada que atingiu as principais origens brasileiras de café, em...

Campos do Jordão pode cobrar taxa ambiental para …

A Prefeitura de Campos do Jordão planeja cobrar uma taxa de preservação ambiental para a entrada de veículos licenciados em outros municípios.O projeto já...

Qual é a melhor padaria de São Paulo

Não é todo dia que uma padaria competa 60 anos em seu auge. A Panificadora Ceci — eleita a melhor padaria da Zona Sul...

Campanha de Valentino no outono de 2025 com o Clairo é um teatro em brasa

O que acontece quando a moda entra no banheiro? Valentino responde com O meta teatro de índicesa campanha de outono-inverno 2025 encenou dentro de...