Usuários do GOV.BR passaram a ser notificados sobre o vencimento do passaporte pela Caixa Postal da plataforma. A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).
As mensagens são enviadas em três momentos: oito meses antes do vencimento, três meses antes da expiração e quando o documento já venceu. O objetivo é facilitar o planejamento do cidadão e evitar transtornos em viagens internacionais.
Para acessar os avisos, é necessário ter conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Usuários que utilizam o aplicativo recebem notificação sempre que uma nova mensagem é disponibilizada na Caixa Postal.
A expectativa é que, em 2026, sejam enviadas notificações para mais de 1,9 milhão de pessoas sobre a necessidade de renovar seus passaportes.
GOV.BR
A plataforma desenvolvida pelo governo federal tem 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Os serviços estão disponíveis para quem tem contas com níveis Prata e Ouro.
É possível alcançar o nível Prata a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível validar os dados em um dos 17 bancos credenciados.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante mais segurança aos cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Fonte: antena1
