Brasil passará a produzir vacina contra vírus …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalBrasil passará a produzir vacina contra vírus …

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (10) uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, incluindo quadros de bronquiolite.

A previsão é que 1,8 milhão de doses sejam entregues até o fim deste ano. A pasta já havia confirmado a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o acordo, a distribuição da vacina contra o VSR na rede pública, para gestantes e bebês, deve começar na segunda quinzena de novembro.

Devem ser imunizadas, por meio de dose única, gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacinação materna favorece a transferência de anticorpos para o bebê, contribuindo para a proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR.

De acordo com o ministério, o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% dos casos de pneumonias em crianças menores de 2 anos. A cada cinco crianças infectadas, uma precisa de atendimento ambulatorial e, em média, uma em cada 50 acaba hospitalizada no primeiro ano de vida.

Dados mostram ainda que, no Brasil, cerca de 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente. O risco é mais elevado entre prematuros, cuja taxa de mortalidade é sete vezes maior do que em crianças nascidas a termo — grupo que representa 12% dos nascimentos no país.

“A vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e beneficiará aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos”, informou o comunicado.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 + 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Para quais outras condições de saúde …

Por Patrick Wingrove(Reuters) - A Novo Nordisk informou que uma versão mais antiga de seu medicamento para perda de peso...

Grandes marcas impulsionam startup familiar de beleza

Wella, L’Oréal Professionnel, Braé, Joico, Keune, Lowell, Revlon, Senscience e outras gigantes do setor se uniram à EVAS Perfumaria para celebrar...

Por que as rotinas de cuidados com a pele de K-Beauty valem o hype-moda se tornou desonesta

K-beauty, ou beleza coreana, conquistou o mundo pela tempestade, transformando a maneira como pensamos em rotinas de cuidados com a pele e beleza. Com...

A Embalagem Está Morta? Ou Está Apenas se Reinventando para Dominar o Futuro do Consumo?

Por muito tempo, a embalagem foi vista como um mero invólucro — aquela proteção básica para o produto que estava ali só para cumprir uma função simples: preservar e apresentar. Mas será que essa visão ainda faz sentido na era da inteligência artificial, sustentabilidade e experiência do consumidor? Muito pelo contrário.

Testei – Perfume L’Homme Prada

Testei – Perfume L’Homme Prada Nossa, tem um tempão que não trago uma resenha de perfume aqui pra vocês né? A real é...